HOMENS armados assaltaram na madrugada de ontem o Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique na vila de Nametil, distrito de Mogovolas, na província de Nampula.

De acordo com o administrador de Mogovolas, Ernesto Bombi, os atacantes alvejaram mortalmente um agente da corporação e causaram ferimentos graves a um outro, que foi transportado de imediato para o Hospital Central de Nampula, onde se encontra a receber cuidados médicos.

Acrescentou que um número ainda por quantificar de material bélico, incluindo armas de fogo e respectivas munições que se encontravam sob guarda da PRM em Mogovolas para proteger a população civil, foi roubado na circunstância.

A nossa reportagem apurou que dois indivíduos trajados de vestes árabes se dirigiram na madrugada de ontem ao Comando Distrital da PRM na vila de Nametil para apresentar queixa contra uma terceira pessoa na sua companhia, alegadamente por prática de roubo.

Já no interior das instalações do comando, sacaram armas de fogo do tipo pistola, com as quais dispararam contra dois agentes que se encontravam em permanência.

Um dos agentes atingidos perdeu a vida no local, enquanto o outro sofreu ferimentos considerados graves que obrigaram à ao seu internamento no Hospital Central de Nampula.

Houve reacção ao ataque por parte dos efectivos policiais que se encontravam fora das instalações e que acorreram ao comando, tendo-se confrontado com os homens armados antes da sua retirada em debandada com armas de fogo roubadas, em número por quantificar.

Ernesto Bombi, que confirmou os factos, aponta que o ataque foi de surpresa e não permitiu fazer a contagem do número de atacantes, acrescentando que “os disparos ouvidos se confundiram com uma acção de perseguição da Polícia a malfeitores, mas pela sucessão com que eram feitos concluímos tratar-se de algo mais grave”, explicou o governante, acrescentando que a população só se apercebeu do registo do ataque às primeiras horas de ontem.

Contudo, afirma que neste momento reina a calma e ordem em Nametil, apesar de o medo de retorno aos momentos dramáticos continuar a preocupar os residentes que temem pela sua segurança, tendo em conta que as armas retiradas do comando se encontram em mãos alheias.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/70854-homens-armados-atacam-comando-da-prm-em-mogovolas.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *