Banda lançou primeiro álbum nos finais de Dezembro de 2015

Foi em Fevereiro do ano passado que o colectivo Gran’Mah subiu o palco do Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, para apresentar o seu primeiro álbum.

Foi um espectáculo inédito, capaz de deixar rendidos até aqueles que não apreciam reggae e dub (ou dois ritmos conjugados). Foi um “buuum”…

Esta sexta-feira (24), como que a experimentar se calor do ano passado continuam, “os netos da avó” retornam àquele palco para um concerto. Pretende-se, obviamente, um concerto mais maduro já que ao longo deste tempo tiveram várias exibições no país e não só e acertaram outros aspectos ligados.

Gran’Mah é uma banda que mescla o dub e o reggae. A aventura da banda inicia-se precisamente numa garagem, em 2009. Hoje, a banda é formada por cinco membros: Luís Silva (guitarrista), Leo Fernandes (guitarrista-baixo), Migz Wilson (baterista), Regina dos Santos (vocalista) e Miguel Marques (teclista).

Bem conhecidos em todo país, gravaram um LP e têm sido destacados em vários programas de televisão e rádio. Em 2012, foram vencedores de um concurso público para abrir a gala do Mozambique Music Awards, com o seu primeiro single, “Starlight stardust”. O segundo single da banda, que é o primeiro vídeo oficial intitulado “I got to move” foi destaque em todos os canais de Tv nacionais e internacionais tais como SABC, Channel O, Trace TV e Trace Toca. Este vídeo tem estado em alta rotação um pouco por todo o mundo.

Além de tocar em vários locais para música ao vivo em Moçambique, a experiência local de festivais dos Gran’Mah inclui o Festival Azgo (1ª, 3ª e 6ª edições), Festival de Kitesurf Downwind (Vilanculos),

Festa da Música no Centro Cultural Franco-Moçambicano (Maputo), Festival da Terra em Inhambane (Tofo). Também se aventuraram além-fronteiras representando Moçambique em festivais internacionais como o WeHeartDub em Joanesburgo (África do Sul), Park Acoustics em Pretória (África do Sul), Route40Festival de música em White River em Mpumalanga (África do Sul), House on Fire na Suazilândia, Kome Caves Beer Festival no Lesoto e foram votadas como uma das “três actuações que surpreendeu nesta edição do HIFA 2015” pelo site 3-mob.com depois de uma performance “mágica” no palco principal Zol no Zimbabwe.

Em 2014, os Gran’Mah foram nomeados para três categorias no Mozambique Music Awards, incluindo prémio revelação, melhor vídeo e melhor canção alternativa, tendo arrecadado o troféu para esta última.

Gran’Mah lançaram o seu primeiro álbum nos finais de Dezembro de 2015.


Cultura

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *