O secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, reafirma o compromisso do Executivo em distribuir, gratuitamente, 600 mil uniformes escolares a 300 mil alunas no âmbito da iniciativa “Eu Sou Capaz”.

Criado no ano de 1999, o programa Geração Biz, cujo objectivo é aconselhar jovens e adolescentes sobre a saúde sexual e reprodutiva, os resultados da iniciativa estão muito longe das expectativas. Como consequência, de acordo com o secretário de Estado da Juventude e Emprego, ainda persistem desafios relacionados a uniões prematuras e violência sexual baseada no género.

Entretanto, o foco de Oswaldo Petersburgo, na abertura da Reunião Nacional do programa Geração Biz, foram as uniões prematuras que se reflectem nos índices de desistência escolar, mas reafirmou a estratégia do Governo para inverter este cenário.

“Queremos reduzir o custo directo da educação para a rapariga, sobretudo a vulnerável, através da intervenção a nível escolar. Distribuiremos mais de 600 mil uniformes, beneficiando 300 mil raparigas matriculadas da 5ª, 6ª e 7ª classes, em escolas previamente seleccionadas”, sublinhou o secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo.

Já nas escolas secundárias, “faremos a distribuição de 26 mil bicicletas para as raparigas matriculadas na 8ª classe em escolas seleccionadas”, referiu.

O Fundo das Nações Unidas para a População, parceira da iniciativa, defende a reinvenção do programa no contexto da pandemia da COVID-19. “O programa Geração Biz e outros similares devem coordenar os seus esforços para assegurar respostas mais robustas, duradouras e sustentáveis das nossas acções”, exortou Andrea Wojnar, representante do Fundo das Nações Unidas para a População.

A Reunião Nacional do programa Geração Biz, que decorre na cidade de Maputo, até este sábado, visa harmonizar a metodologia de implementação dos programas da saúde sexual e reprodutiva para adolescentes e jovens a nível nacional.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *