O Governo moçambicano mostra-se pouco optimista quanto ao crescimento económico do país no ano de 2022. Enquanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento económico de 5,3% e o Banco Mundial um crescimento de 4%, o Governo moçambicano estima que o Produto Interno Bruto irá crescer 2.9% em 2022.

 

Em entrevista à STV, à saída de uma reunião com a Comissão de Plano e Orçamento da Assembleia da República, havida esta segunda-feira, o Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse tratar-se de uma projecção feita após um exercício económico negativo realizado em 2020 (-1,3%) e de 1.5 que está sendo registado em 2021, “o que significa que 2.9 serão um grande esforço para lá chegarmos”.

 

A agricultura é apontada por Maleiane como uma das áreas económicas que maior contribuição trará ao Produto Interno Bruto, com um crescimento de mais de 6% em relação ao de 2021. O governante sublinha que 2020 e 2021 foram anos difíceis para algumas empresas moçambicanas, devido às consequências causadas pela Covid-19. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published.