O Instituto Nacional de Petróleo (INP) lança amanhã, em formato virtual, o 6º Concurso de concessão de áreas para pesquisa e produção de hidrocarbonetos. A cerimónia de lançamento será dirigida pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela.

O concurso tem por objectivo convidar as companhias nacionais e internacionais, interessadas em participar neste concurso, a registarem-se e a submeter os documentos de pré-qualificação, cujos modelos estão disponíveis no website do “6ª Concurso de Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos”.

Janela do Governo no domínio dos hidrocarbonetos, o INP visa promover e assegurar a avaliação sistemática do potencial petrolífero, contribuindo para maior disponibilização de gás natural no mercado nacional e mundial enquanto uma energia de transição.

Refira-se que o Governo de Moçambique tem por responsabilidade, no domínio dos hidrocarbonetos, avaliar, de forma contínua, o potencial do país, visando colocar esses recursos à disposição da sociedade para impulsionar o seu desenvolvimento socioeconómico.

No entanto, para este concurso, foram definidos 16 novos blocos para pesquisa e produção, distribuídos por quatro áreas distintas, todas em offshore, compreendendo mais de 92.000 km2. Todas as propostas serão avaliadas com base num conjunto de critérios padrão.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.