O Governo vai adquirir, até Agosto próximo, 100 novos autocarros para o reforço da frota do transporte público urbano, anunciou, esta quarta-feira (17), o Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, no final da visita a alguns pontos da cidade de Maputo, onde decorre a operação do sistema de bilhética electrónica, em introdução, de forma faseada, desde início deste mês.

 

Em comunicado de imprensa, recebido na nossa Redacção, o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) explica que, dos 100 autocarros a serem adquiridos, 80 serão movidos a gás e os restantes a diesel, uma medida que visa reduzir os custos operacionais, atendendo ao preço do gás veicular. O investimento está avaliado em cerca de 6 Milhões de Dólares e visa dar uma resposta à procura na Região do grande Maputo, onde a situação é tida como crítica.

 

“A aquisição de viaturas movidas a gás vai permitir viabilizar o projecto, sabemos que o serviço dos custos operacionais dos autocarros é elevado. Contudo, com a utilização de gás estes custos irão reduzir e viabilizar o projecto. O projecto foi desenhado com esse pressuposto de que, os autocarros serão movidos a gás maior parte deles a um custo relativamente mais baixo em relação ao gasóleo”, disse o Ministro, citado na nota.

 

A nossa fonte acrescenta que, na última quarta-feira, Abdulai fez uma deslocação, de autocarro, ao distrito Municipal da Katembe, para avaliar o processo de implementação do sistema da bilhética electrónica, tendo no final manifestado satisfação com o grau de execução do processo.

 

Desde a introdução do sistema da bilhética electrónica, refere o comunicado, já foram registados cerca de 185 mil passageiros, distribuídos cerca de 79 mil cartões, instalada a central de atendimento ao cliente, instalados validadores nos autocarros, parametrizada toda a rede georreferenciada de transportes rodoviários públicos de passageiros. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published.