Expectativa é que recurso simule uma conversa com outra pessoa ao trazer interação da pesquisa por meio de diferentes recursos.
Google lança sistema de buscas “Multisearch”
Divulgação/Google
O Google anunciou que lançará o sistema “Multisearch” — que permite a busca simultânea e interativa por texto e em imagem — em português do Brasil e em outros 70 idiomas nos próximos dias.
O recurso já estava disponível globalmente em inglês e deve ficar disponível no Brasil nos próximos dias.
A novidade foi revelada nesta quarta-feira (28) no evento anual da empresa, chamado de “Search On”, junto a outras diversas novas ferramentas nas buscas e Google Maps (veja mais abaixo).
Com o “Multisearch” será possível tirar uma foto, usar uma imagem ou screenshot salvo no telefone e pesquisar essa foto junto a uma pergunta em texto.
Como funcionará
Assim, a expectativa é fazer o texto interagir com a imagem pesquisada no Google, como se fosse uma conversa com outra pessoa. Por exemplo:
fazer um screenshot de um vestido laranja, adicionar o texto de pesquisa “verde” para achar esse vestido em outra cor;
tirar uma foto da sua mesa de jantar, escrever “mesa de café” para achar um móvel que combine com o da imagem;
perguntar por “instruções de cuidados” junto de uma foto da planta que você acabou de ganhar.
Exemplo de como o “Multisearch” funcionará
Divulgação/Google
A ferramenta fará parte do Google Lens, que já permitia a busca por imagens, mas sem a opção de configurar uma busca somando as informações do texto e foto. O “Multisearch” permite também o uso da voz nessas pesquisas.
Geolocalização
Outra funcionalidade do “Multisearch” foi o “perto de mim”. O recurso permitirá a pesquisa por imagem de um prato de comida ou um acessório, por exemplo, e encontre produtos similares que estejam próximos de onde mora.
Essa tecnologia, no entanto, só tem previsão de chegada nos Estados Unidos no resto deste ano.
Mapas
O Google Maps também terá uma série de melhorias — a maioria ainda não planejada para o Brasil.
O recurso “neighborhood vibe” (atmosfera da vizinhança, em tradução livre) pretende facilitar a avaliação de um bairro pelo Maps ao juntar fotos, informações e avaliações de usuários da região.
A melhora da visualização será um dos focos da empresa no sistema de buscas e no Maps.
Investimento em imagens
Ainda no Maps, a “visão imersiva” quer ambientar turistas às cidades, ao combinar imagens aéreas panorâmicas, informações sobre tempo, temperatura, trânsito em diferentes horários e dias da semana.
A tecnologia será lançada ao longo dos próximos meses apenas em Los Angeles, Londres, Nova York, São Francisco e Tóquio.
Essas cinco cidades também receberão atualização no “Live View”, que garante pesquisas interativas na página de geolocalização.
Com a tecnologia, o usuário abre a câmera no Maps, aponta para a área na sua frente, enquanto o Google identifica nessa imagem as lojas, caixas eletrônicos e restaurantes que estão por perto.
Live view no Google Maps
Divulgação/Google

Globo Tecnologia

Leave a Reply

Your email address will not be published.