Fundação Fernando Leite Couto organiza oficina de poesia

A Fundação Fernando Leite Couto, no quadro das celebrações do seu 3º aniversário, protagoniza uma oficina com o tema: “Poesia, meu anseio – encontro com Fernando Leite Couto”, para o dia 24 do corrente mês, pelas 16 horas e 30 minutos.

Este evento, a realizar-se na sede daquela fundação em Maputo, tem por objectivo promover discussões em torno da poesia e, para tal, foram escolhidos três títulos de Fernando Leite Couto: “Quero-te, poesia”, “Carta aberta aos meus amigos” e “Olhos deslumbrados”. O evento contará também com a participação de diferentes poetas, como jovens oriundos de diferentes províncias de Moçambique, mas residentes em Maputo. Muitos irão participar, no entanto apenas 12 serão escolhidos.
Celso Muianga, editor da Fundação Fernando Leite Couto, diz que a selecção dos 12 poetas dependerá da estética dos seus textos, da criatividade. “Ainda estão a decorrer as inscrições, alguns jovens já se inscreveram”, disse Muianga, acrescentando: “Depois da oficina, os poetas seleccionados estarão vinculados a nós, e vamos trabalhar de modo que os mesmos façam trabalhos acabados e que tenham qualidade suficiente para serem publicados e conhecidos pelo público”.

O poeta e editor Mbate Pedro foi a figura escolhida para monitorar a oficina e espera transmitir e colher experiência dos participantes. “Fico feliz por ter sido escolhido como monitor, espero partilhar alguns ensinamentos que adquiri, inclusive, fora do país”, disse Pedro.

O poeta louva este tipo de iniciativa, pois acredita que seja a oportunidade de jovens poetas mostrarem seu talento.

Este evento tem como finalidade a criação de um ambiente de partilha de referências de poesia em Moçambique e possivelmente o lançamento de um livro de poesias. A inscrição para os poetas que queiram participar, decorre até  ao dia 20 de Abril.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Saiba Mais