CENTO e cinquenta funcionários públicos e engenheiros dos ministérios de nacionais estão ter uma formação no uso das TIC via online, no âmbito de fortalecimento de capacidade de passar para o digital.

A formação, iniciada ontem (16), é financiada pela multinacional Huawei Mozambique em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), em matéria de Big Data Cutting-Edge Technology and Trends Training; Information Security Basics and Security Awareness Training;  AI Cutting-Edge Technology and Trends Training4. 5G Basic Principle Training 5. Cloud Computing Basics and Technology Training.

Gabriel Salimo, timoneiro do MCTESTP, disse na cerimónia de abertura que espera dos formandos melhorar a prestação de serviços público de qualidade, assim como contribuir para criação de nova forma de trabalho, criação de telemprego (teletrabalho) e criação de soluções na escala nacional.

O ministro enalteceu o esforço da Huawei em procurar melhorar as condições de comunicação, oferecendo sistema de vídeo-conferência.

Por sua vez, Terrens Wu, director executivo da Huawei Mozambique, disse que as TIC são actualmente capazes de fornecer soluções tecnológicas avançadas para atender às necessidades das sociedades. Referiu que o investimento em TIC tem impactos directos no crescimento económico na criação de empregos.

De acordo com o Relatório de Conectividade Global da Huawei, houve aumento de 20% no investimento em TIC, o que pode gerar um crescimento de 1% no PIB. A indústria de TIC cresceu ao longo dos anos a uma taxa mais alta do que a média da economia mundial.

“A Huawei opera em Moçambique há 20 anos, com a missão de levar o mundo digital para cada pessoa, cada casa e cada organização, de modo a construir um mundo totalmente conectado e inteligente”,disse Terrens Wu.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published.