Está reposta, desde a tarde desta segunda-feira (27 ), a circulação de viaturas e de pessoas na estrada nacional N13, que liga os distritos de Mandimba e Cuamba na província do Niassa e desta à de Nampula. A via ficou interrompida desde 18 de Março, na sequência da destruição, pelo ciclone Freddy, da ponte sobre o Rio Lugenda.
O Ministério das Obras Públicas, Recursos Hídricos e Habitação anunciou o restabelecimento da circulação naquela rodovia, revelando que havia danos severos nos aterros dos encontros norte – sul, na ponte sobre o Rio Lugenda, numa extensão de 500 metros, condicionando assim a transitabilidade durante quase dez dias.
Refira-se que a interrupção da circulação naquela estrada afectou severamente o abastecimento de produtos do Niassa à província de Nampula, o que levou à subida dos preços de feijão manteiga, batata-reno, cebola, entre outros.
Por exemplo, no mercado de Waresta, o maior da zona norte de Moçambique, a batata-reno, que antes da interrupção da estrada Mandimba-Cuamba, era vendida a 30 meticais, passou a custar entre 70 a 80 meticais o quilo. O mesmo acontece com a cebola que varia actualmente de 40 a 200 meticais a lata contra os anteriores 30 a 150 meticais. Igualmente, o feijão manteiga saiu dos anteriores 80 meticais para 200 meticais o quilo. (Carta)
Fonte: Carta de Moçambique