“A FACE da Moeda: os meios justificam os fins” é o título de um filme de ficção sobre o assédio sexual no local de trabalho, cujo lançamento está previsto para meados deste ano, na cidade de Maputo.

A curta-metragem de 15 minutos realizada pelo cineasta Anakhanga, pseudónimo deNarciso Miguel, conta com a participação especial de duas grandes figuras das artes moçambicanas, nomeadamente, a actriz Lucrécia Paco (que se notabilizou na companhia de teatro Mutumbela Gogo) e o músico Rufus Maculuve (integrante da banda Kapa Dech).

Rufus está a trabalhar como supervisor da curta, enquanto que Lucrécia, para além de actuar, dirige os actores.

A peça abrange um universo de mais de trinta artistas, dos quais cinco são os principais rostos da narrativa. Destes, dois são protagonistas e outros três antagonistas.

“‘A Face da Moeda’ é um filme que tenta explicar como é que o assédio sexual ocorre no local de trabalho e centra-se na questão da inclusão e retenção da rapariga, bem como mostra como tem sido o andamento desses casos na justiça”, disse Anakhanga.

Deste modo, o cineasta espera que o filme identifique várias pessoas que diariamente passam por este dilema.

“Precisamos muito de falar sobre este assunto, principalmente porque os homens, quando estão diante de uma rapariga, sempre pensam que têm a ver algo além do trabalho”, acrescenta Lucrécia Paco.

O filme está a concorrer para o Festival de Cinema Negro (Brasil) e prevê-se que integre o Festival de Curtas-metragens, organizado pelo Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA). 

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *