O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, alertou ontem às Forças Armadas de Defesa de Moçambique a estar atentas a ameaças à paz e estabilidade territorial face ao terrorismo internacional, a conflitos de fundamentação tribal, racial e religiosa e os tráficos fronteiriços de todo tipo.

Falando em Maputo, na abertura do XVIII Conselho Coordenador do Ministério da Defesa Nacional, o Chefe do Estado e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, sublinhou o papel determinante das FDS para que continuemos a existir como um Estado seguro, com a integridade territorial intacta.

Entretanto, Filipe Nyusi referiu-se à necessidade de renovação permanente para flexibilizar as reformas, recomendando maior investimento na formação e capacitação contínua de quadros a todos os níveis.

Por outro lado, o Chefe do Estado disse ser crucial o desenvolvimento de valores, postura própria e princípios éticos no seio dos quadros do sector.

Sob o lema “Sector da Defesa: Forjando a Unidade Nacional, Paz Efectiva e Desenvolvimento Sustentável”, o encontro tem a duração de três dias e junta delegados provenientes de todas as províncias, antigos dirigentes da Defesa e adidos militares no estrangeiro.

Para o Chefe do Estado, os participantes devem fazer uma reflexão profunda com vista a reforçar os valores patrióticos e da unidade nacional, contribuindo para a afirmação da nossa identidade, sendo necessário reforçar a educação cívica e patriótica, rigor e brio profissional dos jovens.

Desta forma, de acordo com Filipe Nyusi, evitar-se-á a importação de culturas e identidades alheias às dos moçambicanos, devendo cultivar-se atitudes de mais profissionalismo, transparência e responsabilidade na gestão dos recursos humanos, financeiros e patrimoniais adstritos ao sector da Defesa.

“Este é um espaço privilegiado onde anualmente se trocam experiências e se buscam sinergias para os mais variados desafios que se colocam para o sector da Defesa Nacional. As Forças Armadas de Defesa de Moçambique são um pilar central do Estado moçambicano, têm a nobre missão de defender a independência nacional, a soberania, a integridade territorial, assim como garantir o normal funcionamento das instituições e segurança dos cidadãos contra qualquer ameaça e agressão armada”, disse o Chefe do Estado, destacando a manutenção dos elevados índices de prontidão para a consolidação da paz efectiva, unidade nacional, factores indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso da nação.

Nyusi destacou, igualmente, os valores patrióticos dos dirigentes do sector, alertando sobre a necessidade de partilhar experiências e aprimorar as estratégias de defesa e segurança dos moçambicanos, bem como dos investimentos públicos e privados nacionais e estrangeiros implantados no território nacional.

“Como tem sido a nossa abordagem relativamente à defesa e segurança, enfatizamos a necessidade de maior clareza sobre as novas configurações de ameaças, sobretudo no que respeita à integridade territorial, inviolabilidade das fronteiras e manutenção da soberania,” defendeu.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/73668-filipe-nyusi-quer-forcas-armadas-atentas-a-ameacas.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *