O Governo dos Estados Unidos (EUA) reiteram o seu apoio ao Instituto Nacional de Estatística (INE) na realização do IV Censo Populacional 2017.

Um comunicado de imprensa, da Embaixada americana em Maputo, indica que através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), os EUA trabalham em parceria com o Governo moçambicano e com as organizações locais e empresas em projectos de desenvolvimento que tocam a vida de milhões de cidadãos moçambicanos, colaborando, igualmente, para que as famílias recebam serviços de saúde, independentemente do lugar onde vivem e que as oportunidades económicas atinjam todos os cidadãos.

“A nossa parceria baseia-se na confiança, de uma visão partilhada do crescimento económico equitativo em Moçambique”, refere o comunicado, acrescentando que a informação que o censo fornece irá ajudar o Governo de Moçambique a dirigir os serviços e a produzir políticas com equidade, que respondam efectivamente às necessidades dos cidadãos moçambicanos.

Em apoio ao IV Censo Populacional 2017, a USAID e o Bureau do Censo dos Estados Unidos trabalharam com o INE para projectar os mapas que estão a ser usados por homens e mulheres que vão de casa em casa para recolher os dados. Nos próximos meses continuaremos a nossa parceria com o INE para ajudá-lo a analisar os dados do recenseamento e divulgar os resultados ao público.

Segundo a nota, os dados do recenseamento vão garantir que Moçambique possa atender melhor às necessidades de todos os cidadãos e desenhar programas de desenvolvimento que fornecem soluções reais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *