A PRESIDENTE da Assembleia da República PAR﴿, Esperança Bias, enalteceu esta quarta-feira (16) hoje o apoio multifacetado que os deputados europeus têm prestado ao país.

Trata-se de apoio na consciencialização da luta contra o terrorismo em Cabo Delgado, bem como na prevenção e combate à Pandemia da Covid-19 em Moçambique, afirmou Bias.

Falando durante um encontro de cortesia com a eurodeputada, Isabel Santos, Esperanças Biassublinhou que a visita destaparlamentar vai possibilitar o estreitamento das relações de cooperação entre as as duas assembleias, bem como inteirar-se dos desafios que Moçambique enfrenta.

“Queremos agradecer o apoio dos eurodeputados que permitiu o acesso às vacinas contra a Covid-19, através da iniciativa Covax, e também o empenho dos deputados portugueses, no Parlamento Europeu, no apoio ao drama que se vive em Cabo Delgado”, disse.

Bias manifestou a sua vontade de ver incrementadas as relações de cooperação entre os dois parlamentos, sobretudo, no apoio à consolidação da democracia multipartidária.

Aeurodeputada, que é, igualmente, membro da Comissão das Relações Exterioresdo Parlamento Europeu, mostrou a sua disponibilidade e abertura para a continuação da cooperação entre os dois países e parlamentos, tendo saudado a onda de solidariedade interna, entre os moçambicanos, face ao drama que se viveem Cabo Delgado, devido ao terrorismo.

“Nós, como deputados europeus, estamos abertos para prestarmos a nossa solidariedade e apoio humanitário ao povo moçambicano”, disse Isabel Santos, solicitando maior celeridade na concessão de vistos para as organizações não-governamentais(ONG)que trazem apoio humanitário aMoçambique, bem como na facilitação da importação de produtos essenciais.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *