DEZENAS de habitações na unidade comunal de Muthita, no bairro de Muatala, correm o risco de desabar devido à erosão progressiva dos solos que tomou conta da zona. Além das chuvas, o fenómeno é agravado pela acção humana dos moradores locais que, de forma desenfreada, extraem areia para construir suas casas, numa acção que ocorre sob o olhar impávido das estruturas do bairro e das entidades com competência para travar esta atitude.

Alguns moradores abordados pela nossa Reportagem mostraram-se aflitos com a situação e receiam que o pior venha acontecer, sobretudo na época chuvosa. Os entrevistados pedem aos gestores municipais e a pessoas de boa vontade que sejam retirados da zona e instalados em locais seguros.

Calton Alberto, por exemplo, cuja residência está localizada justamente numa das bermas do rio Lapucha, antevê um cenário de desgraça, quando as chuvas começarem a cair nos próximos meses. “Estou sem emprego, e não sei como será a situação da minha família, quando a minha casa for derrubada. Moro nesta zona há bastante tempo e não tenho condições para me mudar daqui para outro lugar. Se tivesse dinheiro podia comprar um espaço numa das zonas de expansão. Viver nesta zona já não está a dar. Por isso, pedimos ajuda ao Conselho Municipal e a pessoas de boa vontade”, disse.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published.