A ÍNDIA vai disponibilizar 34 bolsas de estudos para cidadãos moçambicanos frequentarem cursos de graduação e pós-graduação no Estado indiano de Gujarate, como uma das formas de reforçar a cooperação entre Moçambique e o país asiático no domínio do ensino superior.

A informação foi partilhada recentemente, em Maputo, pelo Alto-comissário da República da Índia, Rajeev Kumar, durante um encontro entre o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Gabriel Salimo.

Na ocasião, Kumar avançou que nesta senda, o Ministro do Ensino Superior do Estado Indiano de Gujarate efectuará uma visita de trabalho à Moçambique, de 23 a 26 deste mês, na qual se fará acompanhar por uma delegação composta por representantes de 14 universidades daquele Estado da União Indiana.

A missão, segundo referiu o Alto-comissário da Índia tem como objectivo avaliar oportunidades de cooperação na área do ensino superior, entre as universidades de Gujarate e instituições do ensino superior nacionais.

Por sua vez, Gabriel Salimo, manifestou a abertura do Governo em receber esta missão ministerial, bem como em participar em todas as actividades a serem lavadas a cabo no contexto da visita. 

Sobre os desafios de cooperação entre os dois países, Salimo destacou a necessidade de ajustar o programa de trabalho conjunto e a elaboração do respectivo plano de acção, assim como a materialização do memorando de entendimento para a Tele-Medicina e a Tele-Educação, assinado em Outubro de 2019, na capital indiana, Nova Deli. 

Avançou que Moçambique tem interesse em continuar a contar com o apoio do Governo indiano para dinamizar iniciativas e programas na área da legislação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), fortalecer o apoio ao ensino técnico-profissional, potenciar e dinamizar o Parque de Ciência e Tecnologia da Maluana e revitalizar os programas de bolsas de estudo para o nível de pós-graduação em Ciências Naturais.

Respondendo aos anseios do Governo, Rajeev Kumar, afirmou que uma das apostas imediatas no âmbito da cooperação bilateral é o estabelecimento de um projecto-piloto em Tele-Educação e Tele-Medicina, devendo, para o efeito, ser identificada uma instituição do ensino superior e uma unidade sanitária moçambicana para rubricarem acordos com congéneres indianas, para a sua materialização.   

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *