NoticiasAI

EM PROGRAMA DO REINO UNIDO: Mulheres capacitadas em competitividade empresarial

O GOVERNO do Reino Unido lançou, recentemente, o programa “Trade Forward Southern Africa”, uma iniciativa destinada a apoiar empresas pertencentes e dominadas por mulheres de Moçambique e dos países da União Aduaneira da África Austral (SACU).

O “Trade Forward Southern Africa”, avaliado em 8,9 milhões de libras, faz parte do Programa Global, de Comércio do Fundo de Prosperidade do Reino Unido e conecta a comunidade empresarial com as ferramentas certas para impulsionar o comércio dentro e fora da região, para além de facilitar o acesso a informações comerciais.

“O projecto também apoia as empresas para que se integrem às cadeias de valor regionais e globais e promove capacitação em matérias sobre requisitos de exportação. À medida que as que têm foco na mulher obtêm apoio para expandir os seus horizontes comerciais na região e internacionalmente”, refere um comunicado de imprensa a que o “Notícias”, teve acesso.

Nnenne Iwuji, alta comissária britânica para Moçambique é citada no comunicado a afirmar que a iniciativa tem um papel fundamental em apoiar as empresas a compreender melhor os novos termos de comércio ao abrigo do novo Acordo de Parceria Económica Reino Unido-SACU + Moçambique”.

“Garante que o sector privado e as autoridades alfandegárias e de facilitação do comércio tenham as informações e ferramentas que precisam para gerir os procedimentos de exportação e importação de maneira eficaz ”, disse.

Por seu turno, Sofia Cassimo, da Federação Nacional de Mulheres nos Negócios -FEMME, afirmou que o “Trade Forward Southern Africa é uma iniciativa primordial, uma vez que apoia o crescimento dos negócios de mulheres que se dedicam ao comércio, catalisando a melhoria da igualdade de género e inclusão das mulheres nas cadeias de valor regionais e internacionais”.

“Desta forma este programa irá estimular e proporcionar melhores oportunidades que sem dúvida irão alavancar a competitividade dos negócios e empresas das mulheres no comércio, conectando-as a nível regional e internacional com mercados onde elas pretendem mostrar o seu potencial”, frisou.

Ainda de acordo com o comunicado, os parceiros do Trade Forward Southern Africa também compartilharam informação sobre como as empresas e empreendedores de toda a região podem beneficiar do novo programa que está por vir.

“O Centro de Comércio e Informação online da TFSA apoia o desenvolvimento da comunidade empresarial da África Austral com acesso a informações e ferramentas mais recentes para iniciar ou aumentar suas exportações”, disse Mark Walter, director técnico do TFSA

Fonte:Jornal Notícias