A selecção nacional de futebol de sub-20 terminou a sua participação no torneio regional do COSAFA da categoria, com mais uma derrota e na cauda da tabela classificativa do grupo A. Os Mambinhas sub-20 foram os bombons da festa que o país organiza na Arena da Black Bulls, no Complexo Desportivo de Tchumene, ao terminar com derrotas os três jogos disputados.
Uma autêntica vergonha passada pelos moçambicanos no torneio regional do Cosafa sub-20. Depois de duas participações de encher o olho, que garantiram duas finais e um título regional, que permitiram a disputa no Campeonato Africano das Nações da categoria, desta vez o combinado nacional virou passagem de nível para os seus adversários.
É que, com as boas prestações nas duas últimas edições, a Federação Moçambicana de Futebol ficou convencida de que seria uma oportunidade de Moçambique festejar um título em sua casa, diante do seu público, mas debalde.
Três derrotas em igual número de jogos é tudo quanto se pode dizer em relação à participação da selecção nacional de futebol sub-20 no COSAFA 2024 da categoria. Objectivo falhado!
O sonho de disputar a terceira fase final do Campeonato Africano de Futebol, CAN da categoria, fica para a próxima. As derrotas contra Eswatini (4-5), na abertura da prova, e Botswana (1-2) colocaram Moçambique fora do pódio, do título e, consequentemente, da maior prova futebolística africana da categoria.
PERDER COM ZIMBABWE PARA FECHAR
No jogo desta segunda-feira, já sem possibilidades de se qualificar para as meias-finais, havia uma honra por salvar. Para tal, os Mambinhas tinham de vencer o Zimbabwe para, pelo menos, sair da prova de cabeça erguida. Teoria à parte, a verdade é que o conjunto de Sérgio Faife voltou a ser impotente.
O Zimbabwe entrou melhor, de tal sorte que ditou as regras do jogos. Assombrados pela ineficácia, os Mambinhas sempre estiveram longe de marcar. Até houve tentativas, mas os rapazes já tinham o fantasma dos falhanços em si.
A turma zimbabweana entrou bem na segunda parte, tal como o fez na primeira. Não espantou, por isso, que chegasse ao golo, o único que ditou a derrota, mais uma, dos Mambinhas na competição.
Complicado. Muito complicado para os Mambinhas, que continuavam sem argumentos para discutir o jogo. Em casa mandou o Zimbabwe, o Eswatini e o Botswana. É das bancadas que Moçambique poderá ver o que resta da COSAFA 2024.
Moçambique diz adeus com o pior registo de sempre nesta competição, nomeadamente sem nenhuma vitória, sem nenhum empate e com três derrotas, sendo que marcou cinco golos e sofreu sete, um saldo negativo de dois golos.
Uma participação para esquecer da turma orientada por Sérgio Faife Matsolo, no ano excepcional que acolhe a prova pela primeira vez na história. Zimbabwe, o maior vencedor, qualifica-se para as meias-finais como vencedor do grupo.
Fonte:O País