Terminou, ontem, a contagem de votos para as eleições municipais na África do Sul. O partido no poder, Congresso Nacional Africano (ANC), lidera em oito províncias, com  46.5 por cento dos votos e 4.545 assentos, deixando para trás a Aliança Democrática e Lutadores da Liberdade Económica.

Cerca de 12 milhões de cidadãos sul-africanos fizeram as suas escolhas para as lideranças municipais. Com 98 por cento de resultados reportados, os números apontam para uma clara vitória do ANC, partido do Presidente Cyril Ramaphosa.

Os resultados finais revelam que o partido no poder lidera as mesas de votos em oito províncias, com 4,545 assentos e 46.5 por cento dos votos, seguido pela Aliança Democrática que alcançou 1,484 assentos e 21.83 por cento dos votos e Lutadores da Liberdade Económica, com apenas 980 assentos, correspondente a 10.42 por cento dos votos.

O ANC conta com as grandes áreas metropolitanas – a maior cidade do país e centro económico, Joanesburgo, e a capital Pretória.

Os resultados das eleições municipais também mostram que a Aliança Democrática tem 135 lugares na Cidade do Cabo. O ANC tem 43 lugares e perdeu 14 em comparação com as eleições anteriores.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.