Linhas alta tensao min

A Electricidade de Moçambique (EDM) em parceria com o Banco Mundial e a bolsa regional de energia, a Southern African Power Pool, têm realizado reuniões com vista a buscar financiamento para várias infra-estruturas eléctricas na África Austral. Esta terça-feira (02), estas instituições reuniram-se em Maputo, na segunda reunião, das quatro previstas.

 

À margem do evento, o Administrador para a Área de Desenvolvimento de Negócios, Pedro Nguelume, disse que é prematuro avançar o valor de investimento necessário para os projectos.

 

“Neste momento temos projectos em vários estágios e não é possível dizer com exactidão qual é o montante em causa. Cada projecto tem o seu financiamento. Trata-se de projectos de ligação entre Moçambique e Malawi (em construção); Moçambique-Zâmbia e Moçambique -Tanzânia em fase de estudos e outras iniciativas como Moçambique-Zimbabwe – África do Sul. Não é possível definir exactamente o montante, mas o objectivo específico é esse: refinar as estimativas para ter números concretos e avançar para o financiamento”, afirmou Nguelume.

 

Segundo o Administrador da EDM, os referidos projectos serão alimentados pela energia a ser produzida pelos projectos de Central Térmica de Temane, avaliada em 652.3 milhões de USD, e com capacidade de 450 Megawatts e da Hidroeléctrica de Mpanda Nkuwa orçada em 4,5 biliões de USD, com capacidade de até 1500 Megawatts e cuja conclusão está prevista para 2031.

 

Mesmo sem números, o Administrador da EDM avançou que os projectos vão catapultar ainda mais o país como um dos grandes fornecedores de energia na região da África Austral. “Os ganhos são vários. Os projectos vão permitir concretizar o grande objectivo que temos como país, de ser hub regional e poder exportar mais energia e atrair maior nível de receitas”, concluiu Nguelume.

 

Refira-se que o relatório de Conjuntura Económica e Perspectivas de Inflação publicado em Julho último, pelo Banco de Moçambique, refere que o país exportou energia avaliada em 136 milhões de USD, no primeiro trimestre de 2022, contra 129 milhões em igual período de 2021. (E.C)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *