Published On: Sat, May 23rd, 2020

Duas novas cadeias de transmissão de covid-19 diagnosticadas nas cidades Maputo e Inhambane

Duas novas cadeias de transmissão do novo coronavírus nas cidades de Maputo e Inhambane foram diagnosticadas nesta sexta-feira (22), Moçambique passou a ter “164 casos positivos registados, sendo 140 de transmissão local e 24 casos importados” anunciou o ministro Armindo Tiago que não conseguiu explicar quando foi diagnosticado o caso positivo que está em isolamento domiciliar no Distrito de Meluco, na Província de Cabo Delgado.

“Até hoje, 22 de Maio de 2020, em Moçambique foram testados, cumulativamente, 7.480 casos suspeitos, sendo que 417 foram testados nas últimas 24 horas. As amostras testadas nas últimas 24 horas, resultam quer da vigilância activa, da suspeita e do rastreio de rotina nas Unidades Sanitárias. Do total das pessoas testadas, nas últimas 24 horas: 86 são de Tete, 11 são de Manica, 23 são de Sofala, 33 são de Inhambane, 2 são de Gaza, 20 são da Província de Maputo e 242 são da Cidade de Maputo”, indicou o ministro da Saúde.

Falando em conferência de imprensa, na capital moçambicana, Armindo Tiago anunciou: “hoje registamos que dos novos casos testados, 415 se revelaram negativos e dois casos revelaram-se positivos, para covid-19”.

De acordo com o titular da Saúde os novos doentes são moçambicanos, um com sintomatologia leve a moderada e outro sem sintomatologia. Na Cidade de Maputo foi diagnosticada uma cidadã na faixa etária de 35 – 44 anos de idade que no entanto está em isolamento domiciliar na Província de Maputo. Na Província de Inhambane foi identificado um cidadão na faixa etária de 35 – 44 anos de idade, em isolamento domiciliar na capital provincial.

“Estes dois casos são resultado da vigilância activa, significa que aparentemente, até que se encontrem as cadeias de transmissão, ainda não sabemos se tem ou não relação com os casos previamente diagnosticados”, esclareceu o governante.

Entretanto o ministro Armindo Tiago revelou que, após avaliação da Comissão Técnico Científica que assessora o Governo durante a pandemia da covid-19, “chegamos a conclusão que a utilização de túneis de desinfecção longe de proporcionar um bem e a protecção adequada em relação a covid-19 pode, eventualmente, causar danos à saúde”.

O governante chamou apelou ainda aos cidadãos que professam a religião islâmica e que neste sábado celebram o término do mês de Ramadão que comemorem o Eid-Ul-Fitr observando o distanciamento social.

 

@Verdade

Leave a comment

XHTML: You can use these html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Compre e Venda

Vendas Online