A exposição de artes plásticas, Do outro lado, da autoria de Mudungaze, está aberta ao público, na galeria do Centro Cultural Moçambicano-Alemão, Cidade de Maputo, até 20 de Janeiro.

O artista plástico Mudungaze tem uma nova individual exposta na galeria do Centro Cultural Moçambicano-Alemão, na Cidade de Maputo. Intitulada Do outro lado, a primeira exposição de artes plásticas deste 2022 é inspirada na situação imposta pela COVID-19. Assim, para concretizar uma ideia feita de cor, o artista plástico recorreu a diversos artefactos que, igualmente, ‘reafirmam’ o seu interesse pelo reaproveitamento de materiais.

Com a sua nova individual, Mudungaze propôs-se a pensar o tempo e o espaço geográfico que lhe alimenta a imaginação. “Do outro lado é muito sobre COVID-19, sobre o espaço por onde temos passado e pelo tempo que temos vivido”, disse Mudungaze, acrescentando: “Eu penso na COVID-19 como uma época de superação, de amizade e de família, que nos permite prestar atenção às coisas que antes não dávamos valor”.

Segundo disse Mudungaze, esta segunda-feira, Do outro lado é uma proposta universal, que, por isso, não quer apenas pensar o impacto ou as consequências da COVID-19 em Moçambique. De igual modo, o artista plástico lança a sua mira para além do território nacional, devolvendo, à realidade, sempre, o que encontra em termos criativos.

Questionado sobre o que gostaria que os visitantes encontrassem na galeria do Centro Cultural Moçambicano-Alemão, neste dias, Mudungaze afirmou: “Espero que as pessoas encontrem aqui uma possibilidade para pensarem”.

Portanto, no meio de várias incertezas atinentes ao presente da humanidade no que à pandemia diz respeito, Mudungaze quis levar aos potenciais apreciadores das suas obras uma lufada de ar fresco que as permita encontrar no que aparentemente é caos, uma razão para sorrir.

A propósito do reaproveitamento de matérias que de outro modo prejudicariam o ambiente, a questão ecológica é uma das especialidades de Mudungaze. A outra é o trabalho com ferro, dando atenção a questões relacionadas à mulher.

Do outro lado, de Mudungaze, um dos artistas convidados a representar Moçambique na Expo Dubai 2020, pelo Ministério da Cultura e Turismo, pode ser visitada na galeria do Centro Cultural Moçambicano-Alemão, Cidade de Maputo, até 20 deste mês de Janeiro.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.