NikosDendias min

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Nikos Dendias, convidou esta semana a Missão Europeia de Formação em Moçambique (EUTM Moz) para discutir a cooperação em curso e futura entre o seu país (membro da UE) e a EUTM Moz. 

 

Um comunicado da EUTM diz que o encontro “permitiu ao grupo de comando informar Dendias sobre a missão EUTM Moz e a contribuição para a capacitação das unidades das forças armadas moçambicanas seleccionadas para compor as futuras forças de reacção rápida (QRFs)”. 

 

A EUTM Moz tem 118 militares e civis de 12 estados membros da UE – Áustria, Bélgica, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Itália, Lituânia, Portugal, Roménia, Espanha e Suécia. A Grécia contribui actualmente com oito militares.

 

A missão da EUTM Moz é fornecer treinamento e apoio às forças armadas moçambicanas para proteger a população civil e restaurar a segurança na província de Cabo Delgado. A missão tem um mandato não executivo e terminará dois anos após atingir a plena capacidade operacional.

 

De acordo com o comunicado, a EUTM MOZ é uma ferramenta que aborda a crise em Cabo Delgado, em conjunto com o apoio à construção da paz, prevenção de conflitos e apoio ao diálogo, assistência humanitária e cooperação para o desenvolvimento, de acordo com o comunicado. (Carta) 

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *