O Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola, recebeu em seu gabinete, uma Delegação Brasileira, representantes de Instituições do sector de Educação Profissional e tecnologia daquele país.

O encontro que teve lugar recentemente tinha como principal propósito discutir e encontrar formas viáveis de parceria e colaboração para as diferentes áreas do sub-sector, com foco para a Formação Tecnológica e Psico-pedagógica de formadores.

Durante o encontro, Mety Gondola, apresentou os desafios e realizações concernentes as áreas de formação, infra-estruturas (construção e/ou reabilitação, apetrechamento em equipamentos e laboratórios dos institutos técnicos profissionais); Processo de certificação de formandos e; adequação das ofertas formativas as necessidades demandadas pelo sector produtivo.

Ainda na sua explanação, o Secretário de Estado, levou ao conhecimento dos presentes que o sector tem em vista a criação de dois centros de formação de formadores que servirão para capacitar de forma contínua gestores e formadores dos institutos em diferentes áreas de saber-fazer, contribuindo assim para uma formação de qualidade, respondendo à demanda do mercado de trabalho e às necessidades do desenvolvimento económico e social do País.

Por seu turno, a Delegação Brasileira, partilhou na ocasião, soluções viáveis nas áreas prioritárias e experiências já implementadas com Moçambique, numa cooperação que remonta de longa data.

O encontro que encerrou com o compromisso de uma assinatura de memorando, contou igualmente com a presença de Directores Nacionais para as áreas de Formação; Gestão Escolar; e Infra-estrutura, Projectos e Equipamento Escolar. (RM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *