O MINISTRO dos Combatentes, Eusébio Lambo, dirige hoje, em Maputo, a cerimónia de entrega de 350 meios de compensação a igual número de combatentes que sofrem de diversos tipos de deficiência.

Trata-se de um pacote composto por 267 canadianas, 60 cadeiras de rodas, 1 triciclo manual e 22 bengalas brancas, que se espera que venham minimizar o sofrimento dos associados, permitindo a sua locomoção.

A iniciativa enquadra-se no projecto de reinserção dos associados em actividades de geração de renda, que estão a ser desenvolvidas pelo colectivo.

Os meios de compensação a serem entregues foram adquiridos recentemente pelo Ministério dos Combatentes através do Orçamento do Estado, no valor de pouco mais de 2.6 milhões de meticais e a sua distribuição está a decorrer em todas as províncias do país. 

Para o presente exercício económico, está prevista a distribuição de 550 meios de compensação em todo o país, sendo 304 canadianas, 220 cadeiras de rodas, 04 triciclos manuais para adultos e 22 bengalas brancas, numa despesa orçada em 5.1 milhões de meticais.

Paralelamente à distribuição destes meios, o Ministério dos Combatentes financiou, no ano passado, o apetrechamento da fábrica de meios de compensação pertencente à ADEMIMO, no distrito de Boane, província de Maputo.

Um comunicado do Ministério dos Combatentes, enviado ao “Notícias”, refere que a criação de condições para o funcionamento pleno da fábrica incrementa o número de meios de compensação a serem disponibilizados aos combatentes com deficiência, para além de se produzir diversos materiais a serem comercializados ao público. 

A cerimónia de entrega destes meios contará com a presença de quadros do Ministério dos Combatentes, representantes de diversas associações de combatentes sedeadas na província e cidade de Maputo.

“Combatentes-fantasma” desactivados no Niassa

INOCÊNCIO MAZULA (colaboração)

CINQUENTA e um combatentes-fantasma, cadastrados no sistema e com as devidas pensões fixadas de acordo com o perfil das pseudo-patentes, foram identificados ao longo do ano passado na província do Niassa.

O director provincial dos Combatentes, João Ambrósio, que revelou o facto recentemente ao nosso Jornal quando falava das actividades desenvolvidas pelo seu sector em 2017, explicou que a descoberta dos combatentes-fantasma foi possível graças a denúncias por parte dos verdadeiros beneficiários com direito à pensão, no acto da avaliação documental em curso.

O responsável referiu que o processo referente aos falsos combatentes já foi submetido às instâncias judiciais ao nível da província do Niassa para averiguar o prejuízo causado ao Estado pelo recebimento indevido de valores de pensões que se presume tenha acontecido desde 2014 até finais do ano passado.

A província do Niassa conta actualmente com cerca de 13.850 combatentes da luta de libertação nacional e da soberania. Daquele universo, mais de 11 mil têm as respectivas pensões regularizadas e, consequentemente, beneficiam das mesmas sem constrangimentos 

No entanto, a província ultrapassou a sua meta relativamente à fixação de pensões dos combatentes ao longo do ano transacto, ao regularizar 1.665, mais 65 do que o previsto para o período em análise.

João Ambrósio exortou a todos os combatentes para serem mais vigilantes e denunciar todos os infiltrados no processo de registo e cadastro daqueles que, efectivamente, fizeram parte da luta de libertação nacional, que conduziu à independência do país e dos demais que estiveram envolvidos na defesa da soberania.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/75245-deficientes-militares-recebem-meios-de-compensacao.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *