Canal estará disponível em até 60 dias, mas população já pode enviar mensagens para se cadastrar. Serviço enviará avisos sobre perigo em regiões de interesse dos usuários e dicas para se proteger. Blog mostra o que fazer caso o WhatsApp não consiga receber e enviar informações pelo Wi-Fi.
REUTERS/Thomas White
O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou nesta quarta-feira (29) que a Defesa Civil vai usar o WhatsApp para enviar alertas sobre desastres. Segundo o governo federal, o serviço estará disponível para a população em até 60 dias.
Os usuários interessados em receber avisos pelo aplicativo já podem enviar uma mensagem de “oi” para o número +55 (61) 2034-4611 e começar a interagir para se cadastrar.
Na conversa, é possível compartilhar a localização atual ou qualquer outra para receber avisos sobre a região. O canal também será usado para enviar dicas de proteção, as melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e alertas ativos em outros estados.
WhatsApp lança assistente virtual do TSE para tirar dúvidas sobre eleições; veja como utilizar
O número é um chatbot da Defesa Civil Nacional, isto é, uma espécie de robô que faz um atendimento automático. Assim que o serviço de alertas estiver funcionando, as pessoas cadastrados serão informadas pelo WhatsApp.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o WhatsApp e a empresa de atendimento digital Robbu. O Ministério do Desenvolvimento Regional firmou um Acordo de Cooperação Técnica para dar continuidade à iniciativa.
A comunicação pelo WhatsApp vai se juntar a SMS, Telegram, TV por assinatura e Google, também usados para comunicar desastres.
O diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, disse que será a primeira vez que um sistema de defesa civil enviará alertas pelo aplicativo de forma permanente.
“O aplicativo já é utilizado com frequência por grupos e comunidades próximas da Defesa Civil para coordenação e aviso. O que faremos agora é elevar esse uso do WhatsApp para um outro patamar, através de uma conta verificada que dá segurança às pessoas de que estão falando com a Defesa Civil”, afirmou.
Saiba como se proteger de golpes no WhatsApp
Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger

Globo Tecnologia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *