Daniel Chapo ainda não tem o manifesto eleitoral pronto, mas garante que vai lutar pela independência económica de Moçambique através dos recursos que o país tem. O combate à corrupção é outra bandeira que o candidato da Frelimo propõe-se a abraçar.
Foi apresentado publicamente na cidade de Nampula na tarde desta sexta-feira, o candidato presidencial da Frelimo às eleições gerais de Outubro próximo, eleito na reunião extraordinária do Comité Central do partido ocorrida recentemente na Matola.
Perante centenas de membros e simpatizantes da Frelimo em Nampula, Chapo foi apresentado pelo actual presidente do partido Filipe Nyusi, que na ocasião pediu ao público que deposite confiança no candidato que o caracteriza como forte.
Daniel Chapo reconhece a independência política, social e cultural que os moçambicanos conquistaram a 25 de Junho de 1975, mas entende que falta conquistar a independência económica usando os recursos que abundam no território nacional.
Chapo ainda não apresentou o manifesto, mas já identificou as áreas nas quais vai se focar caso seja eleito presidente da república. ” Nampula é uma das províncias que mais consegue bons números principalmente na agricultura, mas para chegar ao mercado é preciso que tenhamos boas estradas” prometeu.
E para dinamizar o desenvolvimento económico, as infra-estruturas são, para Chapo, fundamentais, a começar pelas estradas. Fala no plural e quer aglutinar esforços de todos para garantir uma qualidade de vida melhor. As áreas sociais como educação e saúde, entende, são fundamentais para a transformação social que sonha.
Não apresenta ainda a fórmula para conseguir o que pretende, talvez porque ainda não tem o manifesto eleitoral pronto. A única certeza que tenho é que a luta contra a corrupção não ficará de fora. Assim seguem as apresentações públicas de Daniel Chapo pelas províncias num acto de pré-campanha eleitoral.
Fonte:O País