A companhia LNG Croacia anunciou que o navio gaseiro British Mentor atracou no terminal flutuante na ilha de KrK, a 23 de Janeiro, com o primeiro carregamento de gás natural extraído na província de Cabo Delgado. O navio deverá ter zarpado esta quarta-feira depois de concluída a descarga.
A Croácia tornou-se o 40.º importador mundial de LNG em 2021 e, desde então, anunciou planos para duplicar a capacidade de gás do terminal de Krk para 6,1 mil milhões de metros cúbicos por ano, escreve a Natural Gas World no seu portal online.
Aquele país europeu também anunciou no ano passado que o terminal flutuante localizado na ilha de Krk começará a enviar GNL para navios e veículos movidos a gás na Itália e na Europa de Leste, ao abrigo de um acordo de colaboração conjunta celebrado pelo seu operador Prvo Plinarsko Drustvo e Avenir GNL.
Moçambique exportou o seu primeiro carregamento de LNG em Novembro do ano passado, extraído da sua plataforma FLNG Coral Sul, que possui uma capacidade de liquefacção de gás de 3,4 milhões de toneladas métricas/ano e irá colocar em produção 450 biliões metros cúbicos de gás do campo Coral Sul, localizado na bacia offshore da Rovuma, em Cabo Delgado.
Fonte:Jornal Notícias