O BANCO Credit Suisse garantiu ter recebido apenas 23 milhões de dólares em comissões derivadas da montagem dos empréstimos contraídos por empresas públicas de Moçambique e “não os 100 milhões de dólares ou mais que a Kroll Associates UK menciona no relatório de auditoria”.

O sumário do relatório divulgado, em Maputo, pela Procuradoria-Geral da República de Moçambique informa terem os dois bancos – Credit Suisse e VTB – recebido 199,7 milhões de dólares em comissões, sendo 58,8 milhões de dólares relativos a taxas bancárias e 140,9 milhões de dólares atinentes a taxas da empresa contratada.

“As taxas bancárias para o Credit Suisse totalizaram 23 milhões de dólares, mais ou menos 2,3 por cento do financiamento total e estão em linha com as transacções financeiras comparáveis realizadas nos mercados emergentes”, acrescentou o banco suíço citado pela agência macauhub.

A divulgação dos empréstimos contraídos pelas empresas ProIndicus e Mozambique Assett Management, que se juntaram ao já conhecido de 850 milhões de dólares contraído pela Empresa Moçambicana de Atum (Ematum), levaram o Fundo Monetário Internacional e um conjunto de organismos e de países ocidentais a congelarem os apoios que prestavam a Moçambique.

Nos termos do relatório divulgado, a Kroll Associates UK foi incapaz de esclarecer qual o destino dado à maior parte de 2007 milhões de dólares que entraram na dívida pública de Moçambique.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/68971-credit-suisse-contradiz-conclusoes-da-auditoria.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *