Moçambique espera receber material médico para controlo e prevenção da pandemia causada pelo novo coronavírus ou Covid-19. Trata-se de 20 mil Kits de despistagem, 100 mil máscaras médicas e 1000 factos de protecção que o país vai receber, doados pelo Governo chinês e que serão transportados pela Ethiopian Airlines.

 

Conforme a RDP África noticiou, esta segunda-feira (23 de Março), igual quantidade de equipamento médico, está a ser distribuída pela companhia pan-africana, a partir de Adis Abeba, capital etíope, para todos os países membros da União Africana, em coordenação com o Centro Africano de Controlo a Doenças, Governo da Etiópia e pela Fundação Ali Baba.

 

Esta terça-feira (24 de Março), o CEO da Ethiopian Mozambique Airlines (subsidiária da Ethiopian Airlines em Moçambique), Redi Muktar disse à “Carta” não saber ainda quando o equipamento vem a Moçambique. Todavia, avançou que a companhia já distribuiu o material a pelo menos quatro países africanos.

 

“Até agora, o Egipto, Sudão, Eritreia e o Djibuti receberam a sua parte. Ainda estamos aguardando uma actualização sobre a distribuição para outros países”, disse Muktar.

 

O Director-adjunto do Instituto Nacional da Saúde de Moçambique, Eduardo Samo Gudo, disse que, em princípio, o material deverá chegar àquele país ainda esta semana. Acrescentou que o mesmo será descarregado no Aeroporto Internacional de Maputo, donde será transportado para o laboratório de testagem, instalado no distrito de Marracuene, norte da Cidade de Maputo e, por fim, distribuído pelo país.

 

Até esta quinta-feira (26 de Março), Moçambique havia testado 98 casos suspeitos de infecção pelo Covid-19, dos quais sete acusaram positivo, tendo o primeiro sido anunciado pelas autoridades de saúde no último domingo (22 de Março). (Evaristo Chilingue)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *