Tudo indica que a capital do país está já na fase de transmissão comunitária. Porém, o Director Adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, defende que a comunicação sobre o tipo de transmissão que ocorre, neste momento, na cidade de Maputo, será feita com base nas análises que estão sendo feitas, no âmbito do Inquérito Sero-epidemiológico que decorre e, caso os critérios do padrão de transmissão comunitária sejam preenchidos, será declarada nos próximos dias.

 

O facto é que as autoridades da saúde voltaram a detectar 27 novas infecções na cidade de Maputo, das 41 diagnosticadas em todo o país, que elevaram para 2.120 o número total de casos registados no território nacional. As restantes infecções foram detectadas nas províncias de Cabo Delgado (quatro), Zambézia (uma), Inhambane (três) e na província de Maputo (seis).

 

Neste momento, existem 399 pessoas infectadas na cidade de Maputo, das 1.308 existentes em todo o país. Seguem-se as províncias de Maputo (264), Cabo Delgado (249) e de Nampula (201). A capital do país concentra também, neste momento, o maior número de internados (seis), devido ao novo coronavírus, sendo seguida pela província de Sofala (quatro) e Nampula (um).

 

Referir que, ontem, as autoridades da saúde anunciaram a recuperação de mais 17 pessoas, das quais oito na província de Cabo Delgado, uma na província da Zambézia, seis na província de Inhambane, uma na província de Gaza e outra na província de Maputo. Assim, o país conta com 795 pessoas recuperadas e 15 óbitos. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *