ÁFRICA é a região que mais beneficiou das doações chinesas de vacinas contra a Covid-19, mas permanece em último lugar entre as regiões que utilizam inoculações desenvolvidas por farmacêuticas do país asiático, segundo uma consultora.

De acordo com os dados da Bridge Consulting, que tem sede em Beijing, a China forneceu vacinas a um total de 95 países, distribuídos por quatro regiões.

A Ásia – Pacífico recebeu o maior número de vacinas chinesas, compondo mais de metade das doses entregues pela China. América Latina e Europa surgem no segundo e terceiro lugar, respectivamente.

África surge em último lugar, mas, em contraste com as outras regiões, o número de vacinas doadas pela China a África supera o número de doses vendidas.

No conjunto, 33 países africanos, incluindo Moçambique,receberam vacinas doadas ou vendidas pela China, segundo a mesma fonte.

A China entregou já um total de 20 milhões de doses a África, de 44 milhões prometidas.

Como parte da Cooperação Sul-Sul, a China comprometeu-se, em Fevereiro passado a fornecer vacinas contra a Covid-19 ao continente africano.

Além dos acordos bilaterais com os países africanos, a China também tem entregado vacinas a África através da iniciativa Covax, promovida pela Organização Mundial da Saúde(OMS).

 

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *