É importante evitar elevador lotado e prestar atenção na hora na hora de abrir a porta ou acionar os botões. Elevador: é preciso tomar cuidados em tempos de coronavírus
Fábio TIto/G1
Uma das principais recomendações para evitar a expansão da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, é evitar aglomerações. Essa preocupação também deve estar presente no momento de pegar um elevador.
PANDEMIA: veja quais países já registraram casos da doença
GUIA ILUSTRADO: sintomas, transmissão e prevenção
CORONAVÍRUS: veja perguntas e respostas
“As pessoas devem ter o cuidado no elevador, por que se ele vier com 4 ou 5 pessoas, ela aguarda, não entra. Espera uma próxima oportunidade. Esse é o tipo de situação que tem que prever. Ela pode terminar encontrando – num ambiente fechado – um número de pessoas em que uma delas pode estar gripada, espirrar, tossir e aquele ambiente vai ficar contaminado” – secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, no sábado (21)
A Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (Abeel) divulgou dicas para os usuários dos cerca de 400 mil elevadores que funcionam em todo o país:
1- Se puder, use as escadas
Que tal aproveitar para gastar energia durante esse período em que estiver em quarentena? Caso precise descer dois andares ou subir apenas um, vá pelas escadas! Assim você evita ficar em um ambiente com ventilação restrita e ter contato com botões que podem estar infectados pelo Sars-Cov-2.
2 – Evite elevador cheio
Com o elevador cheio, você não consegue manter um metro de distância que é recomendado para não se contaminar ou contaminar outra pessoa caso esteja doente. Por isso, espere a próxima viagem.
3- Atenção na hora de tocar os botões e abrir a porta
É possível acionar os botões com um lenço de papel descartável ou lembrar de higienizar as mãos depois
Fábio Tito/G1
Você pode utilizar um lenço de papel para chamar o elevador, abrir a porta e acionar os botões dos andares. Essa é uma alternativa quando não se pode lavar as mãos em seguida, ressalta o infectologista Wladimir Queiroz, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
4 – Evite encostar nas paredes
Coronavírus: como lavar as mãos da forma ideal?
Alguém contaminado pode ter encostado, por exemplo, a mão contaminada ao se apoiar dentro do elevador. Por isso, evite se apoiar nas paredes para reduzir as chances de entrar em contato com o vírus.
Como se prevenir do coronavírus?
5 – Limpar o elevador a cada duas horas
Os condomínios também podem contribuir para reduzir a propagação do novo coronavírus reforçando a limpeza do elevador a cada duas horas, dependendo do fluxo de pessoas que o utilizam.
Para que a medida seja ainda mais eficaz, vale limpar também maçanetas e corrimões de todo o andar.
Initial plugin text

@Verdade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *