Coronavírus infecta mais 79 pessoas e outras 64 recuperam em Moçambique

Setenta e nove pessoas testaram positivo para o novo Coronavírus, de quarta para quinta-feira, num total 1.018 suspeitas de estarem infectadas, disse o Ministério da Saúde, acrescentando que outras 64 recuperaram. Aliás, pelo terceiro dia consecutivo, a província de Inhambane continua sem COVID-19.

Na cidade de Maputo, o aumento de casos continua sem freios. Mais 43 indivíduos foram diagnosticados com o novo Coronavírus. Entre eles, 34 resultaram da vigilância nas unidades sanitárias e nove do rastreio de contactos de pessoas já infectadas.

Deste modo, a capital moçambicana – em fase de transmissão comunitária – mantém-se no topo da lista dos locais com Coronavírus, com 713 pacientes registados, desde Março último, dos quais 131 recuperados e 579 ainda sob acompanhamento médico. É o ponto com mais mortes, sete, por causa do vírus descoberto na China, em Dezembro do ano passado.

Atrás da cidade de Maputo está a província de Cabo Delgado, com 291 recuperados, 236 activos e uma morte em 526 pessoas registadas desde que o país realiza testagem da COVID-19.  

Mais seis pacientes foram detectados na província de Maputo: três no distrito da Namaacha, um em Moamba, outro em Matutuine e outro ainda no distrito de Marracuene. Todos resultaram da vigilância nas unidades sanitárias.

Com um total de 472 indivíduos infectados, dos quais 105 curados e 354 recuperados, segue a província de Maputo em terceiro lugar. Tendo em conta a progressão do número de infectados, esta província pode ser a próxima parcela do país a registar transmissão comunitária do vírus. Neste momento, as cidades de Maputo, Nampula e Pemba estão nessa situação.  

Outros quatro casos ocorreram na província de Nampula (dois na cidade e igual número no distrito de Nacala-Porto).

Nampula está em quarto, com um cumulativo de 465 pessoas diagnosticadas com Coronavírus. Destas, cinco morreram, 235 recuperaram e 222 ainda cumprem recomendações da Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, em Gaza houve mais cinco cidadãos infectados, dos quais um na cidade de Xai-Xai, um no distrito de Bilene e três na cidade de Chókwè.

Gaza, que de há tempos a esta parte também conhece um aumento de casos a olhos vistos, está em quinto lugar, com um total de 137 pessoas infectadas, sendo, destas, uma morte, 25 recuperadas e 116 ainda sobe orientação das autoridades de saúde.

Ainda em relação aos 79 casos ontem anunciados, 16 são da cidade de Chimoio, em Manica. Também foram descobertos por via da vigilância nos hospitais.

O país tem cumulativamente 2.638 casos positivos (entre eles 1602 activos), dos quais 2.449 de transmissão local e 189 importados.

No que aos recuperados da COVID-19 diz respeito, o Ministério da Saúde anunciou mais 64, sendo 35 na cidade de Maputo, 14 em Sofala, 10 em Cabo Delgado, três na Zambézia e dois em Nampula. O total de registados chega a 1015.

Moçambique conta actualmente com 19 óbitos devido à COVID-19 e dois óbitos por outras causas.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.