Gestos ‘inocentes’, como deixar garrafas vazias em cima da mesa ou recusar um brinde, podem render olhares de reprovação no país. 10 comportamentos para evitar na Rússia
Assobiar dentro de casa, mostrar a sola do pé ao cruzar as pernas, lamber a faca durante o almoço… comportamentos, aparentemente, inocentes podem incomodar bastante os russos, povo considerado muito conservador e também muito supersticioso.
O G1 separou dez comportamentos para evitar no país, principalmente para quem vai fazer uma visita à sede da Copa do Mundo de 2018. Assista acima.
Se, em certas partes do Brasil, há a crendice de que deixar os chinelos virados faz a mãe do dono dos calçados morrer, em alguns lugares da Rússia acredita-se que assobiar em lugares fechados causa má sorte, e até leva o dono do lugar à ruína financeira.
Outras superstições são parecidas com as que temos por aqui, e em outras partes do mundo, como a lenda de que que dá azar desejar feliz aniversário a alguém antes da data. A diferença é que os russos levam isso bem a sério, como se a intenção fosse desejar má sorte a alguém.
Cartilha para brasileiros
No início do mês de junho, o governo federal lançou um guia para torcedores brasileiros que vão à Rússia durante a Copa do Mundo. Com 134 páginas, a cartilha traz dicas de transporte, segurança, e até frases úteis em russo. Segundo o Itamaraty, mais de 60 mil brasileiros compraram ingressos para ver o Mundial.
Há também alertas sobre leis do país, que proíbem a exibição de bandeiras estrangeiras em praças e edifícios públicos, e sobre as penas para posse, uso ou venda de drogas, que podem chegar a até 25 anos de prisão.
Clique aqui para baixar a cartilha para os brasileiros na Rússia
Um dos pontos polêmicos do guia é a recomendação para que pessoas da comunidade LGBT evitem demonstrações públicas de afeto.
“Na Rússia, há uma lei especificamente sobre comportamento homoafetivo. Se for em público, nossos cidadãos brasileiros podem estar correndo risco”, disse a diretora do Departamento Consular, a embaixadora Maria Luiza Ribeiro.
Governo divulgou uma cartilha para torcedor que vai visitar a Rússia durante a Copa
Reprodução/G1



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *