O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, disse na sua intervenção na Cimeira de Aceleração da Adaptação em África, no âmbito da COP26, em Glasgow, que era possível reduzir a fome em África em 80%, tendo destacado um conjunto de iniciativas na área da agricultura que estão a ser lançadas no continente.

“Estou neste ramo há muitos anos, e nunca estive tão apaixonado e tão convencido de que atingir a fome zero em África está mesmo ao nosso alcance”, afirmou Adesina, citado pelo Notícias ao Minuto.

Ainda na sua intervenção, Akinwumi Adesina destacou o Programa de Aceleração da Adaptação em África (AAAP), sobre o qual disse que foi lançado pelo BAD e pelo Centro Global de Adaptação para acelerar os recursos financeiros em África, e está a apoiar 30 milhões de agricultores com serviços digitais de aconselhamento sobre as alterações climáticas, disponibilizando tecnologias resilientes a 11,2 milhões de agricultores em apenas dois anos.

“Com o AAAP esperamos atingir 40 milhões de agricultores, possibilitando a produção de 100 milhões de toneladas de comida, que será suficiente para alimentar 200 milhões de pessoas e com isso reduzimos a fome em África em 80%”, salientou o banqueiro.

Durante a cimeira, Adesina abordou, igualmente, a situação financeira do continente africano e a necessidade de aumentar o nível de financiamento para que o continente recupere dos efeitos da pandemia de COVID-19, que originou uma recessão de 2% no ano passado, o primeiro crescimento negativo nos últimos 25 anos, de acordo com o Notícias ao Minuto.

“Não precisamos de mais factos, precisamos é de mais financiamento”, clamou para depois acrescentar que “África perde de 7 a 15 mil milhões de dólares devido às alterações climáticas, mas o valor pode chegar a 50 mil milhões de dólares em 2040”.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *