Moçambique privilegia a formação do capital humano na cooperação entre o continente africano e o Japão, no âmbito da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD).

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, que ontem dirigiu a cerimónia de encerramento da Reunião Ministerial da TICAD VI, que vinha decorrendo desde a última quinta-feira, disse que além da formação do capital humano, ressaltam como elementos essenciais na cooperação com o Japão o desenvolvimento de infra-estruturas de qualidade, a promoção da cadeia de valor no sector agrícola, a construção de sistemas de saúde resilientes, a paz e a estabilidade.

Segundo Balói, a Conferência de Maputo foi um exercício digno de enaltecer por ter contribuído para a consolidação da parceria entre África e o Japão no âmbito da iniciativa da Conferência de Tóquio para o Desenvolvimento de África.

Relativamente às Agendas 2030 e 2063, debatidas no encontro, o governante moçambicano disse que elas representam os desafios do crescimento económico do continente africano, pois evocam estabilidade política, desenvolvimento de infra-estruturas, a promoção de uma agricultura robusta e o processo de industrialização.

Balói reconheceu na sua intervenção o esforço do povo nipónico e do seu empresariado, em particular, pelo esforço enorme para contribuir na transformação do continente africano num espaço geográfico importante que aspira auspicioso.

O Japão, segundo o ministro Balói, alocou através do TICAD V cerca de 32 biliões de dólares para investimento empresarial, assistência oficial ao desenvolvimento e promoção de iniciativas de paz e estabilidade, facto que mereceu gratidão do governante moçambicano.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Taro Kano, disse por seu lado, que o encontro de Maputo foi ao encontro das suas expectativas e de todos os participantes.

 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/70838-cooperacao-africa-japao-mocambique-aposta-no-capital-humano.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *