Os mega-projectos que operam em diferentes sectores da economia moçambicana continuaram a canalizar mais impostos aos cofres do Estado, durante os primeiros nove meses, de Janeiro a Setembro de 2021, em comparação com igual período de 2020.

 

Dados recentemente divulgados pelo Ministério Economia e Finanças (MEF), em Relatório de Execução do Orçamento do Estado referente aos primeiros nove meses do ano, indicam que a contribuição dos mega-projectos para o fisco foi de 21.8 biliões de Meticais, um crescimento de 48.1% em relação a igual período de 2020, em que o Estado embolsou 14.7 biliões de Meticais.

 

A nossa fonte ilustra que o valor registado representa 11% do total de receitas colectadas pelo Governo, no montante de 198 biliões de Meticais, contra 171 biliões de Meticais registados em igual período de 2020.

 

Dentro dos mega-projectos, o destaque vai para a contribuição do sector de exploração de petróleo, que no período em análise atingiu 8.5 biliões de Meticais, contra 5.2 biliões de Meticais do período homólogo.

 

O sector de produção de energia destacou-se como a segunda área que mais contribuiu para o fisco no último semestre, tendo canalizado aos cofres do Estado 9.7 biliões de Meticais, contra 6.4 biliões de Meticais registados no primeiro semestre de 2020.

 

Em terceiro lugar está o sector de exploração de recursos minerais que, no período em referência, canalizou 2.7 biliões de Meticais, contra 5.2 biliões de Meticais do período homólogo.

 

Por fim, os outros subsectores (não especificados) canalizaram nos primeiros nove meses de 2021 856.5 milhões ao fisco, contra 722.1 milhões de Meticais registados no mesmo período de 2020. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *