O COMPROMETIMENTO político ao mais alto nível e o envolvimento da sociedade civil está a contribuir na melhoria da resposta ao HIV/SIDA no país.

Falando ao “Notícias”por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a SIDA, que hoje se assinala, o secretário executivo do Conselho Nacional de Combate à SIDA referiu que ao longo dos anos o país conseguiu aumentar o número de pessoas em tratamento anti-retrovival (TARV) de cerca de 10 mil, em 2004, para acima de 1.3 milhão, em 2020.

Francisco Mbofana explicou que o incremento de pessoas em TARV está a ser acompanhado de adopção de regimes de tratamento mais eficazes e com menos efeitos colaterais, o que tem contribuído para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos pacientes. 

“Hoje, por exemplo, temos muita gente que está num regime de tratamento que usa apenas um comprimido por dia, um regime que ajuda as pessoas a ter a supressão viral em cerca de três meses”, disse.

O 1 de Dezembro é assinalado anualmente para consolidar o esforço mundial no combate à doença. De acordo com o Órgão das Nações Unidas para o HIV/SIDA (ONUSIDA), a doença infectou, em 2019, cerca de 1.7 milhão de pessoas e matou quase 690 mil pessoas a nível global.

O lema deste ano é “Solidariedade global, responsabilidade global” e foi escolhido para chamar a atenção do mundo para a necessidade de respostas globais de saúde, através do acesso a medicamentos e formas de prevenção da doença.

Acerimónia alusiva ao Dia Mundial de Luta contra HIV/SIDA em Moçambique será orientada pelo Presidente da República, Filie Nyusi, segundo um comunicado da Presidência da República recebidona Redacção do “Notícias”.

O evento contará com a presença de membros do Governo, embaixador dos Estados Unidos da América em Moçambique, em representação dos parceiros para área da saúde,e outros dignitários.

 

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *