O PRESIDENTE do Município de Maputo, Eneas Comiche, disse na manhã de hoje (19), que a preocupação por um desenvolvimento e crescimento equilibrados e integrados da economia moçambicana tem sido permanente, desde os primórdios da independência nacional.

Comiche que falava na capital do país, durante a cerimónia de abertura do seminário económico, acredita que o grupo que formulou o conceito do evento revisitou os planos e estratégias de desenvolvimento, como o Plano Prospectivo e Indicativo, a Agenda 2025: Visão e Estratégias da Nação, incluindo os planos regionais e sub-regionais e globais que vinculam a economia de Moçambique, entre outros.

Para a fonte, os anteriores planos estratégicos que foram sendo desenhados, aprovados e implementados mostram que o debate inclusivo com as partes interessadas, e que tenha em conta o capital humano e social, a modernização tecnológica e a cooperação para o desenvolvimento disponíveis em cada fase do crescimento do nosso país e ao nível global foram sempre a chave para alcançarmos os consensos essenciais sobre o caminho a seguir.

“Hoje, noto com satisfação o progresso que temos vindo a alcançar quanto ao nível da massa crítica, da consolidação crescente do sector privado, a preocupação em relação à articulação inter-sectorial, particularmente, pela educação e formação de recursos humanos que devem ser planeadas para responder às necessidades da industrialização, o nosso objecto de debate”, sublinhou.

Na visão de Comiche, para que o país possa atingir os níveis de crescimento desejados a nível da industrialização, é imperioso um investimento massivo na infra-estrutura de apoio à produção agrícola e à indústria transformadora, deste modo, tornando as nossas indústrias mais competitivas no mercado nacional, regional e internacional.

O edil assegurou ainda que o Município de Maputo é um centro de negócios, por excelência. porque as sedes de grandes empresas,  representações de empresas estrangeiras e companhias multinacionais que operam pelo país estão instaladas neste município.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *