O CONSELHO Nacional de Defesa e Segurança (CNDS), reunido ontem em Maputo, sob direcção do Presidente da República, Filipe Nyusi, exortou à população moçambicana a reforçar a vigilância e denunciar qualquer acção que coloque em causa a ordem, segurança e tranquilidade pública no país.

A exortação surge na sequência dos ataques a posições civis e militares nos distritos de Mocímboa da Praia, Nangade e Palma, em Cabo Delgado, por indivíduos desconhecidos.

Os ataques resultaram na morte e ferimento de civis e agentes da Polícia da República de Moçambique, bem como na destruição de infra-estruturas públicas e privadas e saque a estabelecimentos comerciais.

Um comunicado do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, enviado ao “Notícias”, refere que este órgão analisou com profundidade a situação de segurança em Cabo Delgado, tendo reconhecido a actuação das Forças de Defesa e Segurança pela contínua estabilização da ordem e segurança públicas.

Refere ainda que a acção das FDS tem garantido a repressão dos malfeitores, situação que permitiu o regresso das comunidades aos seus locais de origem e o funcionamento normal das instituições públicas e privadas, normalizando a vida da população naquele ponto do país.

A reunião do Conselho Nacional de Defesa e Segurança tinha como objectivo apreciar a informação sobre a situação da ordem, segurança e tranquilidade públicas, particularmente em Mocímboa da Praia e sobre a última quadra festiva.

Na nota o CNDS reconheceu e saudou o desempenho da Polícia da República de Moçambique (PRM) na garantia da ordem, segurança e tranquilidade públicas durante a celebração da quadra festiva.

Reconheceu igualmente que o desempenho dos membros da PRM resultou numa celebração tranquila e ordeira da passagem do Natal (Dia da Família) e do fim do ano, em todo país.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *