O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, divulgou, ontem, a lista de 30 pré-convocados para o Torneio COSAFA. A UD Songo, líder do Moçambola, contribui com mais atletas – um total de nove.

Chiquinho Conde tem luz verde para convocar 23 jogadores e não 20, como era regra no Torneio regional COSAFA, prova a realizar-se de 5 a 17 de Julho, em Durban, na África do Sul, já que o Comité Executivo da COSAFA e o Comité Organizador de Competições tomaram a decisão de aumentar o número de jogadores convocáveis para a competição.

Na verdade, o torneio COSAFA passa a adoptar o sistema da Confederação Africana de Futebol (CAF), que permite a chamada de 23 elementos nas suas principais competições do organismo.

Tal permitirá que os treinadores tenham mais opções, especialmente porque agora também podem fazer cinco substituições durante os jogos, de acordo com os novos regulamentos implementados pelo International Football Association Board (IFAB), que serão uma tendência global a partir da próxima temporada, caso desejem implementar as competições.

Os três jogadores adicionados serão uma grande vantagem para as equipas que esperam passar da fase de grupos para a final, onde terão que jogar seis partidas em 12 ou 13 dias, dependendo do grupo em que estiverem inseridos na primeira fase.

É um calendário desgastante, mas ultrapassado com sucesso pela Namíbia, quando venceu a competição em 2015 e várias outras equipas que chegaram à final.

Chamar mais três jogadores confere maior capacidade a Chiquinho Conde e a outros colegas de profissão para fazerem alterações e gerirem posições-chave nos jogos que vão fazer.

Vários treinadores já anunciaram a lista de jogadores pré-convocados para a edição 2022 do Torneio COSAFA. A data-limite era hoje, 22 de Junho, segundo escreve o sítio do COSAFA. Se duas ou mais equipas terminarem com o mesmo número de pontos na fase de grupos, as mesmas serão  separadas pelo resultado de seus confrontos directos, em primeira instância.

Se tal for decisivo para o desempate, o próximo critério será a diferença de golos em partidas entre as formações, golos marcados em partidas entre as mesmas e, finalmente, diferença de golos em todas as partidas do grupo.

Caso tal não seja suficiente para o desempate, será utilizado um sistema de pontos “Fair Play”, no qual o número de cartões amarelos e vermelhos será avaliado e, caso tal também não resulte, haverá espaço para o sorteio.

 

CONDE CHAMA 30 PRÉ-CONVOCADOS

Precisamente no último dia para a divulgação à organização do Torneio COSAFA da lista de pré-convocados para a prova regional, Chiquinho Conde abriu o livro sobre as suas escolhas. Com efeito, o seleccionador nacional de futebol  chamou 30 jogadores,  sendo que a União Desportiva do Songo, líder do campeonato nacional com 12 pontos, contribuiu com nove.

Trata-se de Ernani, Infren, Edmilson Dove, Amadou, Daniel Mutambe, Nelson Divrassone, Jimmy, Dayo e Lau King. Seguem-se o Ferroviário de Maputo, ABB e Costa do Sol, com cinco jogadores cada.

No Ferroviário de Maputo, Conde chamou os atletas  Shaquille, Kito, Celso, Tununo e Yude.  Por sua vez, a Associação Black Bulls, campeã nacional,  contribuiu com os seguintes jogadores: Ivan, Fidel, Martinho, Nené e Melque (Associação Black Bulls) e o Costa do Sol  viu serem convocados  Victor, Danilo, Mexer, Quaresma e Telinho (Costa do Sol). Nos Ferroviários da Beira e Nampula, foram chamados  Melven, João Bonde e Alberto Alface (Ferroviário da Beira), Isac Carvalho e Salas (Ferroviário de Nampula).

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.