A China e a Rússia vetaram, esta quinta-feira, durante o Conselho de Segurança da ONU, a resolução dos Estados Unidos que impunha novas sanções à Coreia do Norte, devido às experiências com mísseis balísticos que tem vindo a fazer.

Enquanto Pequim e Moscovo vetaram a resolução, os outros 13 membros votaram a favor do texto que previa a redução das importações de petróleo bruto e refinado por Pyongyang.

Segundo a Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto, muitos dos aliados dos EUA lamentaram a sua insistência em realizar uma votação, mesmo sabendo que a China e a Rússia a vetariam.

Entretanto, os EUA dizem que o pior seria não fazer nada e “deixar que os testes [da Coreia do Norte] continuassem sem reacção.”

Ao falar sobre o disparo de mísseis balísticos, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse que o fenómeno é “uma ameaça à paz e segurança de toda a comunidade internacional”.

Já o embaixador da China, Zhang Jun, advogou, após a votação, que a decisão dos Estados Unidos “afastou o Conselho do diálogo e da conciliação” e apelou para o recurso ao diálogo.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *