O Governo do Canadá anunciou um financiamento de 186 milhões de USD para apoiar na resposta directa de Moçambique na luta contra a pandemia, bem como mitigar os impactos secundários nos sistemas de saúde, educação e na crescente vulnerabilidade das mulheres e raparigas à violência baseada no género e ao casamento infantil.

 

Em comunicado de imprensa, a Ministra da Cooperação Internacional, Karina Gould, afirma que o seu país tem estado a apoiar Moçambique na mitigação do impacto em vários sectores, incluindo direitos de saúde sexual reprodutiva.

 

“O Canadá apoia moçambicanos, através de programas que aumentam o acesso e reduzem as barreiras aos serviços de planeamento familiar, capacitam as raparigas de modo a reduzir o casamento infantil e a gravidez precoce e proporcionam uma educação sexual abrangente nas escolas”, defende a governante, citada no documento.

 

“À medida que o mundo continua a enfrentar a pandemia, tornou-se claro que as mulheres e raparigas estão a ser desproporcionadamente afectadas por ela, o que resultou num aumento da violência baseada no género e no casamento infantil e numa diminuição do acesso à educação”, sublinhou. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published.