Relatório da consultoria AppAnnie indica que, em 2021, usuários no Brasil passaram, em média, 5,4 horas por dia no smartphone. Entre aplicativos sociais, WhatsApp e TikTok têm os maiores tempos de uso. Tempo gasto por brasileiros no celular cresceu nos últimos anos, segundo a plataforma AppAnnie
Altieres Rohr/G1
Os usuários no Brasil passaram, em média, 5,4 horas por dia no celular em 2021 e lideraram esse ranking pelo segundo ano, agora empatados com usuários na Indonésia. A informação foi revelada em relatório da plataforma AppAnnie, que considera apenas celulares Android.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
De acordo com o levantamento, a quantidade de horas diárias que brasileiros, em média, têm gastado no celular têm crescido nos últimos anos: o país passou das 4,1 horas diárias, em 2019, para 5,2 horas diárias, em 2020, até chegar às 5,4 horas diárias em 2021.
Entre os 17 países em que usuários passam mais tempo por dia no celular, apenas Argentina e China reduziram a quantidade de horas entre 2020 e 2021.
O relatório aponta que, somados, os usuários no Brasil passaram 193,3 bilhões de horas no celular em 2021. Por conta de diferenças nas quantidades de usuários, o país ficou na 4ª posição em termos absolutos. Na China, que lidera nesse critério, os usuários passaram 1,1 trilhão de horas no celular.
iPhone completa 15 anos; relembre todos os modelos
O que mudou no WhatsApp em 2021: áudios acelerados, pagamentos, nova política e mais
TikTok cresce em tempo de uso
Logo do aplicativo TikTok
Dado Ruvic/Reuters
O segundo aplicativo social que os brasileiros mais passam mais tempo por mês é o TikTok, que cresceu e superou Instagram e Facebook. A plataforma passou de 14 horas mensais por usuário, em 2020, para 20,2 horas mensais por usuário, em 2021.
Nesse ranking, os números também levam em conta apenas celulares com Android e excluem apps voltados para empresas.
O TikTok perde para o WhatsApp, que continua líder em tempo de uso entre apps sociais. Os usuários no Brasil passam, em média, 29,2 horas por mês no aplicativo de mensagens. Houve queda em relação a 2020, quando usuários no país passaram, em média, 30,2 horas por mês no serviço.
O WhatsApp também foi apontado como o aplicativo que os brasileiros mais abrem ao longo do dia no levantamento “Panorama”, realizado em dezembro pelo site Mobile Time e a empresa de pesquisas Opinion Box.
Apps mais baixados
O relatório da AppAnnie também indica que o TikTok foi o aplicativo mais baixado no Brasil de 2021. Ele foi seguido pelo app de compras Shopee, pelas redes sociais Kwai, Instagram, e o WhatsApp.
A lista de aplicativos com usuários mensais ativos no Brasil em 2021, isto é, que realmente acessaram os aplicativos, é liderada por WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger, todos controlados pela Meta. Nesse critério, o TikTok aparece em 5º lugar.

Globo Tecnologia

Leave a Reply

Your email address will not be published.