A biblioteca do Centro Cultural de Matalana, no distrito de Marracuene, será transformada em centro de documentação, numa iniciativa da Universidade Belas Artes do Porto, em Portugal.
É uma iniciativa que surge em homenagem ao mestre Malangatana Valente Nguenha, de quem a academia Belas Artes bebeu da experiência e viu os primeiros passos no âmbito do projecto do centro de Matalana.
O anúncio da transformação da biblioteca em Centro de Documentação foi feito este sábado por José Paiva, professor da Universidade Belas Artes, no encerramento do oitavo encontro internacional sobre educação artística, evento que juntou fazedores das artes e instituições que trabalham em áreas afins, de diferentes países do Mundo.
Muchini Nguenha, filho de Malangatana Valente Nguenha, disse que o Centro de Documentação vai constituir um acervo para retratar a figura versátil do mestre, falecido em Janeiro de 2011, em Portugal.
O encontro internacional sobre educação artística fez de Matalana, um ponto de convergência de várias culturas durante o fim-de-semana. (RM)
Fonte:Rádio Moçambique Online