OS aglomerados provocados pela venda e consumo de bebidas alcoólicas, em locais públicos, continuam a ser um desafio na mitigação do novo coronavírus, daí que as autoridades redobram esforços no controlo destas infracções.

Para o efeito, a Polícia da República de Moçambique (PRM), o Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER) e a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) iniciaram uma campanha conjunta de sensibilização, com vista a elevar a consciência dos cidadãos para a observância das medidas estabelecidas, no âmbito da situação de calamidade pública, em vigor desde 7 de Setembro.

O porta-voz do Comando-Geral da PRM, Orlando Mudumane, lembrou que o incumprimento das regras pode culminar com a aplicação de multas que vão até 10 salários mínimos ou ainda a suspensão temporária do estabelecimento económico ou ainda a prisão do infractor.

O representante do Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER), Napoleão Sumbane, indicou que o consumo de álcool tem sido responsável por acidentes de viação, que acabam ceifando vidas nas estradas moçambicanas.

Sumbane entende que a suspensão da testagem do nível de álcool nos condutores, com base no alcoolímetro, pode estar a influenciar para o aumento de consumo de bebidas.

Entretanto, disse, caso seja necessário, o condutor pode ser submetido a um exame de sangue para detectar o nível de álcool, sendo que o automobilista deve custear as despesas inerentes a este procedimento.

A fonte afirmou que a INATTER não está alheia a superlotação dos transportes públicos, facto que será alvo de inspecção para a sua correcção.

Por sua vez, o director nacional das Operações da Indústria, Comércio, Turismo e Transporte, na Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), Tomás Timba, referiu que os inspectores têm verificado o incumprimento do horário do funcionamento dos estabelecimentos e a redução do preço de bebidas alcoólicas, facto que incentiva as pessoas ao consumo e à exposição ao novo coronavírus.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *