Aviso já tinha sido feito pelas autoridades norueguesas

O observatório alemão das telecomunicações emitiu, via página oficial, um alerta à população alemã para destruir ou desligar a boneca ‘My Friend Cayla’ por poder ser utilizada para espiar as crianças, informa Notícias ao Minuto.

A boneca ‘My Friend Cayla’ foi um dos brinquedos do ano na Alemanha, em 2014. É produzida por uma empresa americana e distribuída na Europa pela Vivid Toy Group. Tem uma tecnologia de reconhecimento de voz que permite às crianças aceder à internet, e pode ser controlada através de uma aplicação para telefones.

O aviso foi feito pela Federal Network Agency, que classificou o brinquedo como “aparelho ilegal de espionagem”. Como na Alemanha é ilegal a produção, venda ou posse de aparelhos de vigilância disfarçados de outros objectos, donos e clientes podem enfrentar multas se não se desfizeram da boneca ou, pelo menos, desligarem a sua ligação wireless à internet.

Esta decisão surgiu na sequência de um aviso feito por um estudante da Universidade de Saarbrücken, capital do estado do Sarre, na Alemanha. “O acesso à boneca é completamente inseguro. Não há palavra-passe para proteger a ligação”, indicou ao jornal universitário Saarbrücken Zeitung, citado pelo The Guardian.

O estudante sublinhou, assim, que os hackers podem aceder ao brinquedo através de bluetooth a uma distância de até 15 metros, ficando habilitados tanto para ouvir conversas como para falar directamente com quem estiver perto do brinquedo.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *