Published On: Mon, Jun 29th, 2020

Autoridade Estatística mede impacto da Covid-19 nas empresas

Arrancou, a 22 de Junho corrente, um inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), visando apurar o impacto da pandemia provocada pelo novo coronavírus nas empresas em Moçambique, revelou, há dias, o Director Nacional de Estatísticas Sectoriais e de Empresas naquela instituição, Adriano Matsimbe.

 

Entre outros objectivos, a operação, orçada em três milhões de Meticais (fundo do INE) e que tem o seu término previsto para 04 de Julho próximo, vai recolher informação que irá permitir aferir o número de empresas cujo processo produtivo ressente-se seriamente dos efeitos da pandemia. Igualmente, serão recolhidos dados relativos ao número de trabalhadores afectados e sua situação salarial em decorrência da doença.

 

De acordo com a fonte, o inquérito será realizado em todo o país com base numa amostra representativa de 2.100 unidades produtivas, abrangendo todos os sectores de actividade económica. A recolha será feita de forma directa e/ou por telefone por brigadas constituídas por funcionários do INE.

 

Segundo Matsimbe, trata-se de uma operação que permitirá, por outro lado, medir o nível de perdas do Estado em termos de receitas fiscais, para além de obtenção de informação sobre as expectativas do empresariado, relativamente à produção, procura (dos seus produtos ou serviços), preços, emprego, facturação e remunerações para os próximos meses.

 

Citado por uma nota disponível no site oficial do INE, o gestor espera também obter dados relativos a eventuais apoios visando minimizar os efeitos da pandemia nas empresas, de modo a contribuir para uma avaliação sólida do impacto da pandemia na economia nacional. Refira-se que o INE prevê publicar os resultados em Setembro próximo. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a comment

XHTML: You can use these html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Compre e Venda

Vendas Online