Textos de 27 autores de cinco países africanos foram seleccionados para integrarem o livro Espíritos quânticos: uma jornada por histórias de África em ficção especulativa. Para esta primeira edição, entre os escritores convidados encontram-se Mia Couto, Marcelo Panguana, Suleiman Cassamo, Bento Baloi, Jorge Ferrão, Álvaro Taruma, Daniel da Costa (Moçambique), José Luís Mendonça (Angola), Oghenechovwe Donald Ekpeki (Nigéria), Vera Duarte (Cabo Verde) e Zukiswa Wanner (África do Sul).

Aos escritores convidados para a iniciativa literária do blog O Diário de uma Qawwi, juntam-se mais 15 autores, cujos textos submetidos ao concurso, de acordo com a organização, destacaram-se num conjunto de 26 candidaturas. “Durante o período de submissões, foram recebidos e analisados 26 textos. Após uma cuidadosa e aturada leitura, a equipa do Diário de uma Qawwi determinou que 15 dos textos submetidos reúnem os requisitos solicitados no edital publicado em Julho do corrente ano”.

Assim, Adelino Albano Luís, Lex Mucache, Félix Casimiro Benhane, Jeconias Mocumbe, Andreia Edna da Silva, João Baptista Caetano Gomes, Marvin Muhoro, Sónia Chagas, Agnaldo Bata e Teresa Taimo são alguns autores que também integram a colectânea.

Com a obra Espíritos quânticos: uma jornada por histórias de África em ficção especulativa, o blog O Diário de uma Qawwi pretende apoiar o desenvolvimento de novos tipos de produção literária africana, com particular ênfase à ficção especulativa. O lançamento da antologia está previsto para o primeiro semestre do próximo ano.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *